Boa tarde galera, irei fazer uma lista de dicas e macetes sobre tabelas do Navicat e configurações gerais, para deixar o seu servidor de Conquer Online definitivamente ótimo.
Tutorial
Dica número 1 - Se você usa um "AccountServer", em que você pode escolher o host da tabela de usuários, tenha um segundo host, mesmo que o banco de dados de um site, mais para maior segurança, não deixe as contas salvas no mesmo host que o "GameServer".
Dica número 2 - Você pode controlar quantos players você quer online no máximo do seu servidor! Se você conhece a capacidade máxima sem lag, e quiser limitar à isso, você pode ir no Shell.ini. Se seu servidor já da lag com menos de 10 pessoas online, você está ferrado, porque o minimo 10-5000 máximo de players online. O padrão é 1500!
Dica número 3 - Se você não tem a porta 3306 pública, não se importe de deixar o usuário test e a senha test como padrão em seu MySql, e também, certifique-se de que o Navicat não está liberando % e/ou outros IPs, assim o seu servidor estará seguro contra invasões mysql.
Dica número 4 - Quando for fechar o servidor, use os botões de close, nunca usem nenhum método brusco, para evitar perda de dados, e sempre peça para que seus usuários desloguem antes de uma manutenção.
Dica número 5 - Faça backups diários, mesmo que ocupe muito espaço.
Dica número 6 - Não confie em ninguém de primeira, a maior parte dos caras, principalmente brasileiros, se acham fodões e vão tentar acabar com você na primeira oportunidade, preste muita atenção, se precisar de ajuda, peça referências.
Dica número 7 - Na tabela cq_npc , não use como IDs números < 1 ou > 999,999 , e na tabela cq_user não use números menores que 1,000,000 e maiores que 99,999,999 , pois os números menores que 1,000,00 são os dos NPCs.
Dica número 8 - A tabela login_rcd marca quando o usuário fez login (timestamp) e quanto tempo ficou logado.
Dica número 9 - A tabela cq_bonus adiciona prêmios para serem retirados no PrizeNPC.
Dica número 10 - Nunca use MsgServer.exe com nomes de [GM]/[PM] editados, eles perdem poderes, que só [GM]/[PM] sem exceção teriam.
Dica número 11 - Uma multa por violação de direitos autorais pode chegar a 600x o valor do produto. Então nem imagine a multa se a TQ resolver te pegar, você vai ter um ataque cardíaco.
Dica número 12 - A época boa para se criar servidores, foi em 2009-2010, quando não era qualquer idiota que tentava criar server, isso exigia inteligência (ainda exige), tem gente que mesmo vendo vídeos não consegue fazer um server, que é só extrair e configurar.
Explicando as tabelas (Colunas importantes apenas):
table "account" (Tabela de todas as contas)
name: nome de usuário, que será usado para login, 32 caracteres no máximo do login screen.
password: senha, sem caracteres especiais, 14 caracteres no máximo.
type: nenhuma função até a versão 5095, mais nas versões anteriores eram 8 = [PM], 6 = [GM] e 2=Jogador
Se usando VIP Account Server
VIP = função nenhuma, deixa bugado o jogador com vip 2
vip = controla o level de vip do usuário de 0-6
lock = ban do usuário, fechamento da conta
table "ad_log" (Tabela de broadcasts enviados)
id = ordem de envio
user_id = id do usuário em cq_user
user_name = nome do char
time = horário
addition = quantos cps foram usados para adiantar a mensagem
words = conteúdo do broadcast
table "ad_queue" (Broadcasts em espera) A exclusão na tabela não impede a divulgação no server
id = ordem de envio
idnext = id da próxima mensagem* Existe para que quando alguém pagar cps extras, e a ordem for alterada este mostrar a próxima mensagem
table "cq_action" ( Funções do jogo, fala de NPCs, drops, eventos etc )
id = número da action, como se fosse o numero de série, único
id_next = se existente, vai mostrar a próxima action a ser executada caso a atual seja bem sucedida
id_nextfail = caso esta action falhe, este id será executado
type = Tipos e Parâmetros do MsgServer v5065
data = descreve a função do type caso este tenha mais de uma
param = funções escritas do type/data se requerido
table "cq_bonus" ( Entrega prêmios ao usuario pelo PrizeNPC )
action = id da ação que será executada ao pegar o prêmio.
id = numero de série único
id_account = o id da tabela account do usuário que recebera o premio.
flag = se foi entregue ou não (0/1)
ref_id = não sei, mais imagino que seja pra identificar porque a pessoa pegou o premio, eu não coloco nada, mais pode ser para você colocar como, evento id 100, logo você tem que saber qual é esse, porque foi você que colocou.
time = horário em que o premio foi retirado (timestamp)
table "cq_business" (Gerenciamento de contas com status vendedor)
id = número de série
userid = id do usuário
business = se não me engano, 255 neutro, 0 não vendedor 1 vendedor
name = nome do usuário
date = se pendente, eh o timestamp de quando completa 5 dias e a conta é confirmada
table "cq_config" (Configurações básicas do servidor, loteria uma delas, recomendo não mexer)
table "cq_deluser" (Tabela de usuários deletados obs: Tem de ser exatamente igual ao cq_user, recomendo tirar cópia do cq_user e renomear para cq_deluser)
table "cq_enemy" (Tabela de inimigos)
id = número de série
userid = usuário que tem o inimigo
enemy = id do inimigo
enemyname =nome do char
time = tempo para a inimizade desaparecer
Funções das tabelas:
cq_friend (Tabela de amigos)
cq_generator (Gerencia os monstros e os spawns)
cq_goods (Gerencia os items permitidos à venda nas shops)
cq_item (Todos os itens dos usuários, nas bags, equipados e bancos)
cq_itemaddition (Todos os Plus (+n) dos itens e seus atributos)
cq_itemtype (Todos os itens existentes no jogo)
cq_leaveword (Mensagens deixadas para jogadores offline)
cq_levexp (Taxas de experiência)
cq_lottery (Gerencia os prêmios da loteria)
cq_magic (Todas as magias dos usuários)
cq_magictype (Todas as magias do jogo)
cq_map (Gerencia os mapas)
cq_monstertype (Os monstros e seus atributos)
cq_npc (Gerencia os NPCs do jogo, coordenadas e etc)
cq_pk_bonus / cq_pk_item (Os items perdidos e recuperados por red/black names)
cq_statistic (Mostra as estatísticas no caso, são as stc/timestamp do jogo)
cq_status (Gerencia efeitos/status dos usuários)
cq_superman (XP Ranks)
cq_synattr (Mostra as posições dos usuários em guilds [100 = GL, 90 = DL, 50 = Membro])
cq_syndicate (As guilds do jogo)
cq_task (A cola das actions, no caso, pra você ligar uma na outra, caso necessário)
cq_trap (Gerencia o posicionamento de armadilhas)
cq_traptype (Os tipos de trap)
cq_user (Tabela de jogadores e seus status)
cq_weapon_skill (Guarda os levels de armas dos usuários)
dyna_rank_rec (Rank de nobreza)
e_money (Guarda todas as vendas de cps e trocas)
E é isso, espero ter ajudado.
Tutorial
Dica número 1 - Se você usa um "AccountServer", em que você pode escolher o host da tabela de usuários, tenha um segundo host, mesmo que o banco de dados de um site, mais para maior segurança, não deixe as contas salvas no mesmo host que o "GameServer".
Dica número 2 - Você pode controlar quantos players você quer online no máximo do seu servidor! Se você conhece a capacidade máxima sem lag, e quiser limitar à isso, você pode ir no Shell.ini. Se seu servidor já da lag com menos de 10 pessoas online, você está ferrado, porque o minimo 10-5000 máximo de players online. O padrão é 1500!
Dica número 3 - Se você não tem a porta 3306 pública, não se importe de deixar o usuário test e a senha test como padrão em seu MySql, e também, certifique-se de que o Navicat não está liberando % e/ou outros IPs, assim o seu servidor estará seguro contra invasões mysql.
Dica número 4 - Quando for fechar o servidor, use os botões de close, nunca usem nenhum método brusco, para evitar perda de dados, e sempre peça para que seus usuários desloguem antes de uma manutenção.
Dica número 5 - Faça backups diários, mesmo que ocupe muito espaço.
Dica número 6 - Não confie em ninguém de primeira, a maior parte dos caras, principalmente brasileiros, se acham fodões e vão tentar acabar com você na primeira oportunidade, preste muita atenção, se precisar de ajuda, peça referências.
Dica número 7 - Na tabela cq_npc , não use como IDs números < 1 ou > 999,999 , e na tabela cq_user não use números menores que 1,000,000 e maiores que 99,999,999 , pois os números menores que 1,000,00 são os dos NPCs.
Dica número 8 - A tabela login_rcd marca quando o usuário fez login (timestamp) e quanto tempo ficou logado.
Dica número 9 - A tabela cq_bonus adiciona prêmios para serem retirados no PrizeNPC.
Dica número 10 - Nunca use MsgServer.exe com nomes de [GM]/[PM] editados, eles perdem poderes, que só [GM]/[PM] sem exceção teriam.
Dica número 11 - Uma multa por violação de direitos autorais pode chegar a 600x o valor do produto. Então nem imagine a multa se a TQ resolver te pegar, você vai ter um ataque cardíaco.
Dica número 12 - A época boa para se criar servidores, foi em 2009-2010, quando não era qualquer idiota que tentava criar server, isso exigia inteligência (ainda exige), tem gente que mesmo vendo vídeos não consegue fazer um server, que é só extrair e configurar.
Explicando as tabelas (Colunas importantes apenas):
table "account" (Tabela de todas as contas)
name: nome de usuário, que será usado para login, 32 caracteres no máximo do login screen.
password: senha, sem caracteres especiais, 14 caracteres no máximo.
type: nenhuma função até a versão 5095, mais nas versões anteriores eram 8 = [PM], 6 = [GM] e 2=Jogador
Se usando VIP Account Server
VIP = função nenhuma, deixa bugado o jogador com vip 2
vip = controla o level de vip do usuário de 0-6
lock = ban do usuário, fechamento da conta
table "ad_log" (Tabela de broadcasts enviados)
id = ordem de envio
user_id = id do usuário em cq_user
user_name = nome do char
time = horário
addition = quantos cps foram usados para adiantar a mensagem
words = conteúdo do broadcast
table "ad_queue" (Broadcasts em espera) A exclusão na tabela não impede a divulgação no server
id = ordem de envio
idnext = id da próxima mensagem* Existe para que quando alguém pagar cps extras, e a ordem for alterada este mostrar a próxima mensagem
table "cq_action" ( Funções do jogo, fala de NPCs, drops, eventos etc )
id = número da action, como se fosse o numero de série, único
id_next = se existente, vai mostrar a próxima action a ser executada caso a atual seja bem sucedida
id_nextfail = caso esta action falhe, este id será executado
type = Tipos e Parâmetros do MsgServer v5065
data = descreve a função do type caso este tenha mais de uma
param = funções escritas do type/data se requerido
table "cq_bonus" ( Entrega prêmios ao usuario pelo PrizeNPC )
action = id da ação que será executada ao pegar o prêmio.
id = numero de série único
id_account = o id da tabela account do usuário que recebera o premio.
flag = se foi entregue ou não (0/1)
ref_id = não sei, mais imagino que seja pra identificar porque a pessoa pegou o premio, eu não coloco nada, mais pode ser para você colocar como, evento id 100, logo você tem que saber qual é esse, porque foi você que colocou.
time = horário em que o premio foi retirado (timestamp)
table "cq_business" (Gerenciamento de contas com status vendedor)
id = número de série
userid = id do usuário
business = se não me engano, 255 neutro, 0 não vendedor 1 vendedor
name = nome do usuário
date = se pendente, eh o timestamp de quando completa 5 dias e a conta é confirmada
table "cq_config" (Configurações básicas do servidor, loteria uma delas, recomendo não mexer)
table "cq_deluser" (Tabela de usuários deletados obs: Tem de ser exatamente igual ao cq_user, recomendo tirar cópia do cq_user e renomear para cq_deluser)
table "cq_enemy" (Tabela de inimigos)
id = número de série
userid = usuário que tem o inimigo
enemy = id do inimigo
enemyname =nome do char
time = tempo para a inimizade desaparecer
Funções das tabelas:
cq_friend (Tabela de amigos)
cq_generator (Gerencia os monstros e os spawns)
cq_goods (Gerencia os items permitidos à venda nas shops)
cq_item (Todos os itens dos usuários, nas bags, equipados e bancos)
cq_itemaddition (Todos os Plus (+n) dos itens e seus atributos)
cq_itemtype (Todos os itens existentes no jogo)
cq_leaveword (Mensagens deixadas para jogadores offline)
cq_levexp (Taxas de experiência)
cq_lottery (Gerencia os prêmios da loteria)
cq_magic (Todas as magias dos usuários)
cq_magictype (Todas as magias do jogo)
cq_map (Gerencia os mapas)
cq_monstertype (Os monstros e seus atributos)
cq_npc (Gerencia os NPCs do jogo, coordenadas e etc)
cq_pk_bonus / cq_pk_item (Os items perdidos e recuperados por red/black names)
cq_statistic (Mostra as estatísticas no caso, são as stc/timestamp do jogo)
cq_status (Gerencia efeitos/status dos usuários)
cq_superman (XP Ranks)
cq_synattr (Mostra as posições dos usuários em guilds [100 = GL, 90 = DL, 50 = Membro])
cq_syndicate (As guilds do jogo)
cq_task (A cola das actions, no caso, pra você ligar uma na outra, caso necessário)
cq_trap (Gerencia o posicionamento de armadilhas)
cq_traptype (Os tipos de trap)
cq_user (Tabela de jogadores e seus status)
cq_weapon_skill (Guarda os levels de armas dos usuários)
dyna_rank_rec (Rank de nobreza)
e_money (Guarda todas as vendas de cps e trocas)
E é isso, espero ter ajudado.